


Estudo Geofísico
As águas subterrâneas representam uma grande alternativa para momentos de crise hídrica, pois, apresentam volume e qualidade suficientes para abastecer as necessidades humanas, animais e agropecuárias.
A água subterrânea percola através dos poros encontrados nos solos e rochas e se acumula em fraturas, fendas, cavernas, gerando assim os diferentes tipos de aquíferos (fissurais, cársticos ou porosos).
O aproveitamento dessa potencialidade requer investimento em perfuração de poços, conhecidos popularmente como “poços artesianos” mas tecnicamente chamados de poços tubulares profundos, onde a melhor localização para se perfurar pode ser definida pela prospecção geofísica.
Realização do estudo geofísico
A prospecção de água subterrânea através do método da eletrorresistividade é amplamente usada devido ao seus bons resultados, o método juntamente com a utilização de indicadores geológicos ampliam as chances da perfuração de poços tubulares profundos serem feitas com sucesso, no presente estudo, foi utilizada a técnica de caminhamento elétrico polo-polo por apresentar uma boa resolução gráfica. O método consiste em cravar eletrodos ao longo de uma linha previamente definida onde passará por esses eletrodos uma corrente elétrica e através de um equipamento (resistivímetro) são captados os dados sobre a resistividade das camadas do subsolo.
Observando em campo as tendências de formação de fraturas (aquíferos fissurais), foi definido uma linha onde foi realizada a captação dos dados para futura interpretação dos mesmos através de um software gráfico.
Gráfico gerado pelo estudo geofísico
É importante salientar que mesmo com a realização de um estudo geofísico não existe a garantia da presença de água na perfuração de um poço.


Produtos